sábado, 14 de novembro de 2009

VAN PERSIE SAI MACHUCADO E HOLANDA E ITÀLIA FICÂO NO 0 A 0

Na Itália, a Azzurra empatou em 0 a 0 com a Holanda em um jogo que pode dar dor de cabeça ao Arsenal: o atacante Van Persie saiu machucado logo aos 15 minutos. O jogador sofreu um carrinho de Chiellini e deixou o campo para a entrada de Huntellar com muitas dores no pé.

XAVI-ALONSO MARCA DUAS VEZES E ESPANHA BATE ARGENTINA EM AMISTOZO

Após quase oito meses sem marcar pela seleção argentina, Lionel Messi balançou a rede neste sábado, mas a Espanha riu por último com dois gols de Xabi Alonso: 2 a 1 para a Fúria, no amistoso em Madri


Muito criticado em seu país por não jogar bem na seleção, Messi não marcava pelo time de Diego Maradona desde 28 de março, quando a Argentina venceu a Venezuela por 4 a 0 nas eliminatórias para a Copa do Mundo.

No Vicente Calderón, a Fúria saiu na frente com gol de Xabi Alonso, aos 14 do primeiro tempo, após boa troca de passes da seleção de Vicente Del Bosque. Os hermanos cresceram na etapa final e chegaram ao empate aos 15, quando Maxi Rodriguez sofreu pênalti e Messi cobrou com categoria, sem defesa para Casillas. Porém, o meia do Real Madrid, também de pênalti, marcou de novo e deu a vitória à Fúria aos 40.

O amistoso serviu de homenagem ainda ao goleiro Casillas, que completou 100 partidas pela seleção espanhola e foi exaltado pela torcida no estádio.

COMFIRA AS SELEÇÔES CLASSIFICADAS PARA A COPA 2010

Confira no infográfico abaixo as seleções que já garantiram vaga na Copa do Mundo de 2010 e as suas respectivas campanhas nas eliminatórias. Até o momento, 26 países já estão com passaportes carimbados para a África do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Estados Unidos, Honduras, Holanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Eslováquia, Suíça, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Nova Zelândia e a anfitriã África do Sul.

ELIMINATÒRIAS EUROPEIAS

Cristiano Ronaldo foi ao Estádio da Luz, mas apenas como torcedor. E deu sorte: com um gol do zagueiro Bruno Alves, Portugal venceu a Bósnia por 1 a 0, pela partida de ida da repescagem das eliminatórias europeias. Aos 43 do segundo tempo, os visitantes ainda acertaram duas bolas seguidas na trave.

O resultado dá a vantagem do empate a Portugal no jogo da próxima quarta-feira, em Zenica, para ir à Copa do Mundo. Mas o time também não contará com Cristiano Ronaldo, que sofre de uma lesão no tornozelo direito. A seleção francesa deu um passo importante para ir à Copa do Mundo de 2010. Em Dublin, os Bleus venceram a Irlanda por 1 a 0 neste sábado, com gol de Anelka, pela partida de ida da repescagem das eliminatórias europeias.

A partida decisiva será na próxima quarta-feira, em Saint-Denis, e o time de Raymond Domenech pode até empatar para ir à África do Sul. A França foi aos três últimos Mundiais: 1998 (campeã em casa), 2002 (eliminada na primeira fase) e 2006 (vice-campeã).

Anelka fez o gol da vitória aos 28 do segundo tempo. Após passe de Gourcuff, o atacante do Chelsea chutou de fora, a bola bateu em O’Shea, tocou na trave e entrou.

CORITIBA RESPIRA ALIVIADO E COMPLICA A VIDA DO GALO

A expressão "cada jogo é uma final" é realmente perfeita para o Campeonato Brasileiro de pontos corridos. Azar do Atlético-MG. Neste sábado, o time de Celso Roth teve o Coritiba pela frente, no Couto Pereira, em Curitiba, e, apesar de muita luta, foi derrotado por 2 a 1, na 35ª rodada. Um resultado até normal, não fosse a briga acirrada por título e um lugar no G-4. O Galo permanece em quarto na classificação, com 56 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Inter, que enfrenta o Santos neste domingo e tem 53. Para o Coxa a situação fica bem mais confortável. A equipe de Ney Franco chega a 44 pontos e abre oito da zona de rebaixamento.

No próximo domingo, o time do Alto da Glória encara o Santos, na Vila Belmiro, às 17h. No mesmo dia, o Galo recebe o Internacional, no Mineirão, às 19h30m.

CRUZEIRO TROPEÇA DIANTE DO GRÊMIO EM CASA

Para a decepção de 51 mil torcedores, o Cruzeiro sofreu um gol aos 46 minutos do segundo tempo e cedeu o empate ao Grêmio, por 1 a 1, neste sábado, no Mineirão. Detalhe: o Grêmio havia perdido dois jogadores por expulsão - Túlio e Fábio Santos - quando Herrera marcou. O gol do time mineiro foi de Gilberto, aos 20 minutos da etapa final.

Assim, depois de permanecer por 20 minutos no G-4, enquanto vencia por 1 a 0, o Cruzeiro voltou à quinta posição do Campeonato Brasileiro após o gol sofrido. Soma 55 pontos, sete a menos do que o líder São Paulo e um atrás do quarto colocado Atlético-MG. Na próxima rodada, o time de Adilson Batista encara o Atlético-PR na Arena da Baixada, às 19h30m de sábado.

O São Paulo está muito perto de conquistar o heptacampeonato. O time, que começou o Brasileirão 2009 devagar, tropeçando muito, deu, neste sábado, um passo decisivo para conquistar seu sétimo título nacional, o quarto consecutivo, ao vencer o Vitória por 2 a 0, no Morumbi, pela 35ª rodada. Nem a discussão entre André Dias e Hugo, que chegaram a se agredir no primeiro tempo, tirou o brilho da vitória tricolor.

Com o triunfo, os são-paulinos vão a 62 pontos e abrem três de vantagem sobre o Palmeiras, faltando apenas três rodadas para o fim da competição. Já o Vitória, com 44 pontos, segue em 13º.

NILMAR O SALVADOR

Machucado, Robinho admitiu que tem medo de perder a vaga de titular absoluto da seleção brasileira. E pode se preocupar mesmo no que depender do desempenho de Nilmar, seu substituto. Com uma grande atuação, o atacante do Villarreal foi o destaque e o autor do único gol do Brasil na vitória por 1 a 0 sobre uma desfalcada Inglaterra, neste sábado, no Qatar, no penúltimo amistoso de 2009. Luis Fabiano ainda perdeu um pênalti.

A exibição diante dos ingleses apenas confirma o excelente momento do ex-colorado. Dos último seis gols marcados pela seleção, entre jogos das eliminatórias e este amistoso, o atacante anotou nada menos que cinco: três contra o Chile, um frente à Bolívia e outro agora.

Apesar da exibição sem empolgação do time brasileiro, Dunga segue com números invejáveis em partidas contra seleções renomadas. Somente neste ano, venceu Argentina, Uruguai e Itália (duas vezes). Além disso, continua sem perder para campeões mundiais, contabilizando agora oito vitórias e três empates.

FLAMENGO (PODEMOS TERMINAR O FINAL DE SEMANA LIDER)

Com 57 pontos e 16 vitórias, o Flamengo pode acabar a 35ª rodada como líder do Brasileirão. Tudo vai depender do seu próprio jogo contra o Náutico, domingo, nos Aflitos, e também de uma combinação de resultados.

Todas essas contas estão sendo feitas na Gávea. Mas para que a matemática seja amiga, só há um jeito: derrotar o Náutico.

- Eu não me preocupo em ficar secando os outros times. Temos que fazer nosso resultado. Não adianta secar se não conseguirmos fazer nossa parte. Se acontecer (dos outros times tropeçarem), tudo bem. Se não acontecer, tranquilo também - disse Andrade.

Uma vitória deixa o time de Andrade ao menos na vice-liderança da competição. É que o Palmeiras empatou com o Sport, na última quarta-feira, e passou a somar 59 pontos. Mesmo número do São Paulo, que recebe o Vitória neste sábado, no Morumbi.

Se o Flamengo vencer, passará a ter 60 pontos, ultrapassando o Palmeiras. Ou seja, o torcedor rubro-negro tem torcer pro São Paulo perder ou empatar. Se ele somar um ponto, também irá se igualar aos rubro-negros. Mas aí entra o primeiro critério de desempate: o número de vitórias. No caso, seriam 17 do Fla contra 16 dos paulistas.

FLUMINENSE EU ACREDITO

Fluminense x Atlético-PR não figura na lista dos maiores clássicos do futebol nacional, mas escreve neste domingo, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, mais um capítulo de uma história recheada de rivalidade. Após protagonizarem episódios de pancadaria nas Laranjeiras, em 1996, e a semifinal do Brasileirão em 2001, cariocas e paranaenses lutam desta vez pela sobrevivência na Série A.

Mesmo embalado por dez partidas de invencibilidade - sendo três pela Copa Sul-Americana - e cinco vitórias consecutivas, o Tricolor vive uma situação mais delicada: é o 17º colocado com 36 pontos, a cinco do Botafogo, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Assim, tem a obrigação de vencer para continuar sonhando.

Por outro lado, o Furacão, time do coração de Cuca, técnico do Fluminense, ocupa a 14ª colocação com 43 pontos, a apenas dois do, ao menos na teoria, número mágico traçado pelos matemáticos para respirar aliviado.

E apesar de as equipes estarem lutando pela permanência na elite do futebol nacional, não há nada que remeta à briga generalizada ocorrida em 1996, quando o Tricolor, ironicamente no ano em que foi rebaixado pela primeira vez, foi derrotado por 3 a 2 nas Laranjeiras. Após a partida, o goleiro Ricardo Pinto, que defendera o Fluminense de 1984 a 1992, fez gestos obscenos para a torcida, que, revoltada, invadiu o gramado. A pancadaria foi geral.

FUGINDO DO FANTASMA DO REBAIXAMENTO

Em 11º lugar na tabela, o Barueri praticamente tem garantido o objetivo de seguir na Série A do Campeonato Brasileiro em 2010. O Botafogo ocupa a 16ª posição e ainda não garantiu a permanência na elite. É ressaltando esta diferença de mentalidades que Lucio Flavio destaca a importância de uma vitória do Alvinegro sobre o time paulista, na partida deste domingo.

- O Barueri joga para cumprir tabela e, por isso, sem tanta responsabilidade. O Botafogo ainda precisa de três ou quatro pontos para escapar do rebaixamento. Por isso, vamos com um pensamento ofensivo para vencer esta partida - observou o meia.

Além da maior motivação, o Botafogo também buscará vantagem com o fato de Estevam Soares, seu treinador, ter comandado o Barueri até agosto de 2009. Lucio Flavio analisa o fato como importante, mas lembra que o Alvinegro precisa usar este recurso com inteligência.

- Não adianta ter um grande conhecimento do adversário se nós não fizermos o que é necessário. Por enfrentar o Estevam, acredito que o Barueri utilizará outras jogadas. Mas seja de que maneira for, precisamos buscar a vitória.

GALO SONHA COM A LIDERANÇA

O objetivo principal do Coritiba é evitar o rebaixamento. Do outro lado, ainda sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG espera tirar proveito do desespero do Coxa para sair com os três pontos do Couto Pereira, neste sábado, às 19h30m (horário de Brasília), em partida válida pela 35ª rodada da competição.

Em 15º lugar na tabela da Série A, com 41 pontos, o Coritiba ainda corre risco de cair e, por isso, precisa da vitória para se afastar da zona da degola. A equipe conta com a força da torcida para comandar a partida a favor do Coxa. Os torcedores prometem muita festa no Couto Pereira em mais uma edição do que batizaram de Green Hell.

Derrotado em casa pelo Flamengo por 3 a 1 na última rodada, o Galo sabe que somente uma vitória vai manter a equipe com chances razoáveis de conquistar o título do Brasileirão. O Atlético-MG está na quarta posição, com 56 pontos, três a menos do que os líderes Palmeiras (que já atuou nesta rodada) e São Paulo.

- É o momento da nossa reação, já que ficamos devendo na última rodada. Vai ser um jogo difícil, o Coritiba é forte com o apoio da torcida e está em uma situação desconfortável, perto da zona de rebaixamento, mas temos de impor o nosso ritmo e conseguir o resultado – sentenciou o volante Correa.

DE OLHO NO G-4

Com a pretensão de fechar a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro no G-4, o Cruzeiro conta com o apoio de sua torcida para enfrentar o Grêmio neste sábado, às 19h30, no Mineirão. Quase 50% dos 64.800 ingressos já foram vendidos. Para a equipe gaúcha, o jogo representa o início de uma nova fase: é a primeira partida depois da despedida de Paulo Autuori para o Al-Rayyan, do Qatar. Marcelo Rospide será o comandante interino, e um dos cotados para assumir o Grêmio é justamente Adilson Batista, treinador cruzeirense.

Na quinta colocação, com 54 pontos, o Cruzeiro precisa vencer o Grêmio e contar com tropeço do Atlético-MG ou do Flamengo para alcançar a sua meta de entrar no G-4 ainda nesta rodada. Já o Grêmio, em nono lugar, com 49, tem apenas 1% de chance de ir para a Libertadores do ano que vem, segundo cálculos de Tristão Garcia.
O São Paulo recebe o Vitória neste sábado, no Morumbi, às 19h30 (de Brasília) com a grande oportunidade de se isolar na liderança do Brasileiro. Com promessa de casa cheia, a partida pode marcar a despedida do clube de seu estádio na temporada, já que o STJD puniu o Tricolor com perda de mando de campo de um jogo pela invasão de um rapaz no duelo contra o Internacional, no dia 28. A pena deve ser cumprida contra o Sport, na última rodada da competição, mas o clube vai tentar um efeito suspensivo para adiar a punição para 2010. Alheio aos problemas do anfitrião, o time baiano só tenta se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. O Tricolor tem os mesmos 59 pontos que o Palmeiras, mas perde a ponta no saldo de gols. No entanto, por ter um jogo a menos, já que o rival empatou com o Sport na última quarta-feira, o São Paulo pode abrir três pontos de vantagem sobre o Alviverde se vencer neste sábado. Além disso joga em casa, com o apoio da torcida, enquanto Atlético-MG e Flamengo, adversários diretos na briga pela taça, encaram Coritiba e Náutico, respectivamente, fora de seus domínios. A rodada sorri para o time são-paulino, mas ninguém se empolga no CT da Barra Funda.

- Não podemos entrar achando que já ganhamos. Teremos torcida e campo a nosso favor, mas todos os adversários já têm motivação natural de nos enfrentar. Temos que entrar com a mesma vontade dos últimos jogos, marcando bem e respeitando. Ganhar essa partida vai fazer muita diferença para nós na competição - alertou o zagueiro Renato Silva.

O Vitória tem 44 pontos, ocupa a 13ª posição e as chances de ser rebaixados são muito pequenas. Com o pescoço praticamente salvo, o time baiano quer mesmo é se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana até o fim. E por isso deve dar trabalho ao Tricolor.

O CAMPEÂO VOLTOU

Foi sofrido, foi suado. E foi como um verdadeiro time da virada, fazendo jus à música de sua torcida, que o Vasco cumpriu seu segundo grande objetivo traçado no dia 7 de dezembro de 2008, quando foi rebaixado. A vitória por 2 a 1 sobre o América-RN, conquistada nesta quarta-feira, no Maracanã, o time cruzmaltino alcançou, com duas rodadas de antecedência, o título do Campeonato Brasileiro da Série B, no dia em que vestiu pela primeira vez a camisa comemorativa do acesso à elite.

Com a vitória, o Vasco chegou aos 76 pontos e, assim, não pode mais ser alcançado pelo Guarani, que iniciou a 36ª rodada como segundo colocado. O Gigante da Colina sofreu um gol no primeiro tempo, mas após a expulsão de Leandro, do América-RN, alcançou a virada, com gols de Elton e Alex Teixeira, este aos 40 minutos da segunda etapa. O resultado garantiu o fim de um jejum de títulos que durava seis anos, desde a conquista do Campeonato Carioca de 2003.

O Vasco entrou em campo atrasado e pouco antes de a bola rolar, reuniu-se para a última corrente. Mas quando a partida começou, não mostrou-se com a concentração necessária para se isolar do clima de festa que tomava conta do Maracanã. Desde o início, a equipe mostrou-se dispersa e sem capacidade para fazer a transição da defesa para o ataque. A opção pela escalação de Ernani no lugar de Allan, suspenso, num primeiro momento aparentou uma alternativa válida para a combinação de jogadas com Ramon pela esquerda. Numa delas, aos nove minutos, Elton quase marcou. No entanto, aos poucos a equipe foi apostando na individualidade, e os erros proporcionavam contra-ataques.
Foi num deles que o América abriu o placar, aos 13 minutos. Após jogada pelo lado esquerdo, Lúcio recebeu passe de Somália dentro da área, venceu a marcação de Titi e chutou no canto de Fernando Prass, fazendo 1 a 0. Apesar da apatia da equipe, a torcida do Vasco não se entregou, e logo incentivou, pedindo a virada.

Mas a equipe não se mostrava contagiada pelas vozes da arquibancada. Assim, o que eram incentivos transformaram-se em vaias, em protesto contra a falta de coordenação do Vasco, que levava perigo apenas nas jogadas de bola parada. Do outro lado, o América se aproveitava dos erros do adversário e controlou sua vantagem até o intervalo.O Vasco voltou para o segundo tempo com Fumagalli no lugar de Ernani, e a mudança não demorou muito a fazer efeito. Logo aos 20 segundos, Fumagalli foi derrubado na área, e o árbitro marcou pênalti. O zagueiro Leonardo, autor da infração, já havia recebido cartão amarelo e, por isso, foi expulso. Seria o início perfeito de uma reação, não fosse a má cobrança de Elton, que não é o batedor oficial, mas que depois do acesso cruzmaltino passou a ser o responsável pelas penalidades, por ter como objetivo a artilharia da Série B. O goleiro Rodolpho voou em seu canto direito e impediu o empate.

A partir de então, o clima de tensão tomou conta do Maracanã, dentro e fora do campo. Os jogadores do Vasco aparentavam nervosismo, se precipitando nos passes e chutes a gol. Mas não demorou muito para que o time da Colina tivesse uma outra grande oportunidade de empatar. Carlos Alberto chamou a responsabilidade e, depois de arriscar uma jogada, foi derrubado dentro da área por Julio Terceiro e o árbitro assinalou pênalti. À beira do campo, o técnico Dorival Júnior insistia para que o capitão fosse o autor da cobrança, embora Elton tenha se apresentado. Mas Carlos Alberto chegou perto do centroavante, conversou e abriu mão da função. Dessa vez, Elton optou pelo canto esquerdo de Rodolpho e igualou o marcador, aos 15 minutos.

O Vasco, no entanto, não conseguiu, de forma imediata, se fazer valer dessa empolgação para logo garantir a virada. A equipe continuava dispersa e atacando de forma desorganizada. O técnico Dorival Júnior, que já havia arriscado ao substituir o zagueiro Vilson por Philippe Coutinho, abriu muito mais o time trocando Fagner por Aloísio.

Mas foi no momento que o jogo mostrava-se mais amarrado, um lance de habilidade individual resolveu. Alex Teixeira recebeu na entrada da área, deu um drible em seu marcador e chutou rasteiro. A bola andou lentamente e encontrou a rede do lado direito de Rodolpho. Era a virada vascaína, que garantiu o título da Série B e fez explodir o grito da torcida: "o campeão voltou!"

QUE AMISTOZO QUE NADA DIZ DUNGA

Título da Copa das Confederações, primeiro lugar nas eliminatórias e vitórias marcantes, como os 3 a 1 sobre a Argentina, em Rosário, e os dois triunfos sobre a Itália. A temporada 2009 recolocou a seleção brasileira no caminho dos favoritos para a Copa do Mundo de 2010. Mas, para o técnico Dunga, os resultados obtidos anteriormente não dão ao time o direito de ter um rendimento ruim diante da Inglaterra, neste sábado, às 15h (horário de Brasília), em Doha, Qatar, no penúltimo amistoso do ano.

- Eu sempre brinco que amistoso e campeonato regional só começam a contar depois que você perde. Temos que jogar para ganhar. É um jogo entre Brasil e Inglaterra. Perde para ver a confusão que dá – afirmou.
 
BlogBlogs.Com.Br