sábado, 19 de dezembro de 2009

DE VIRADA BARÇELONA BATE ESTUDEANTES E CAMPEÂO MUNDIAL DE CLUBES


O Barcelona conquistou o primeiro título mundial de sua história neste sábado. A equipe comandada por Pep Gardiola suou bastante, mas derrotou o Estudiantes, campeão da Taça Libertadores da América, na prorrogação, por 2 a 1. O herói do título foi o atacante argentino Lionel Messi, autor do gol decisivo no tempo extra.

Dessa forma, o Barcelona encerra um ano perfeito, com seis conquistas. A equipe levantou o troféu do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei, da Supercopa da Espanha, da Champions League, da Supercopa da Europa e, agora, do Mundial de ClubesO time espanhol já havia disputado duas finais de mundiais, sendo superado, curiosamente, por duas equipes brasileiras. Em 1992, o Barça caiu diante do São Paulo, por 2 a 1. Já em 2006, o Internacional foi o algoz dos espanhóis com um triunfo por 1 a 0.

O Estudiantes, por sua vez, perdeu a sua terceira final de Mundial consecutiva. Em 1968, o time argentino foi campeão do mundo após derrotar na decisão o Manchester United. No ano seguinte, revés para o Milan. Em 1970, nova derrota, desta vez para o Feyenoord, da Holanda. Neste sábado, o Estudiantes não conseguiu repetir o feito de 1968.

Ao contrário do que fez o Internacional na última derrota do Barcelona em Mundiais, o Estudiantes não esperou os favoritos espanhóis na defesa e jogou de igual para igual com o adversário. Depois de um início de jogo com poucas chances de gol para ambos os lados, a coragem argentina foi recompensada aos 36 minutos do primeirto tempo, com Boselli, de cabeça, após cruzamento da esquerda de Diaz.

Na etapa final, o time de La Plata não resistiu e se fechou na defesa. E, desta vez, os argentinos foram punidos pela falta de coragem. O jovem atacante Pedro marcou o gol de empate de cabeça, encobrindo o goleiro, com 43 minutos de segundo tempo, e levou a partida para a prorrogação.

No tempo complementar, um apagado Messi provou ter estrela ao fazer, de peito, o gol do título inédito aos 5 minutos do segundo tempo. O lance saiu de um belo cruzamento do brasileiro Daniel Alves.

DIRETÒRIA LUTA PARA MANTER MAXI LOPEZ


O Grêmio já tem o dinheiro para pagar o Moscou F.C. e comprar 50% dos direitos federativos de Maxi López. Para garantir a permanência do jogador por mais três anos no Estádio Olímpico, só falta o acerto salarial com o atacante. Como o argentino recebe em dólar e houve uma desvalorização considerável da moeda americana no Brasil em 2009, a negociação pode não ser tão fácil.

Para resolver o imbroglio, a estuda a possibilidade de enviar representantes para conversar com o empresário do atleta, Dario Bombini. A tendência é que um integrante do departamento jurídico e outro das finanças embarquem para Buenos Aires.

- Pode ser que isto ocorra realmente. Ainda não está resolvido. Fiquei meio por fora dos assuntos desta sexta-feira pois estou cuidando da minha filha, que nasceu na quinta-feira. Mas esta possibilidade existe. Se não formos pra lá, o empresário dele pode vir pra cá - disse Alberto Guerra, deretor de futebol do Tricolor.

Depois de uma passagem apagada pela Europa, Maxi López voltou a mostrar um bom futebol no Grêmio e se valorizou muito nesta temporada. O jogador é um dos maiores ídolos da torcida tricolor.

BOLIVAR QUERO FICAR


Bolívar solta uma risada quando é perguntado se já começou a estudar árabe. É uma brincadeira, mas pode virar realidade em breve. O Inter receberá, no início da semana que vem, uma proposta do Oriente Médio pelo zagueiro. O clube, mantido em sigilo, provavelmente é o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, treinado por Abel Braga, campeão da Libertadores de 2006 com o atleta. A negociação, se ocorrer, será contra a vontade de Bolívar. Ele quer ficar.

- Vou fazer de tudo (para ficar). Vou explicar a situação, dizer que quero ficar. Talvez possa pesar a minha vontade. Mas não depende só de mim – disse o zagueiro.

Os direitos econômicos de Bolívar são fatiados entre o Inter (40%), investidores (40%) e o Monaco, da França (20%). É aí que está o problema: na vontade de fazer dinheiro que abrange 60% dos interessados.

DIRETÒRIA DESCARTAR NEGOCIAR KLEBER


A possibilidade de trocar o atacante Kléber pelo armador Diego Souza, do Palmeiras, foi descartada pelo presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella. Segundo ele, o Gladiador só sai da Toca da Raposa vendido.

- O Zezé disse que não tem interesse de trocar ou emprestar o Kléber. Ele só sai vendido - afirmou o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes.


A diretoria cruzeirense informa que não propôs nenhuma troca ao Palmeiras e que também não foi procurada pelo clube paulista ou algum intermediário para tratar do assunto.


- Só tomamos conhecimento disso pela imprensa – assegurou Guilherme Mendes.


Kléber ainda tem mais quatro anos de vínculo com o Cruzeiro. Em seu contrato há uma cláusula que estabelece em dez milhões de euros (R$ 25,5 milhões) o valor da multa rescisória.

RENÊ VOLTA PARA SÂO-PAULO E DEFENDERA A PORTUGUEZA EM 2010


Após ameaçar o goleiro Renê de processo caso insistisse nas acusações de que a assinatura em seu contrato seria falsa, a Portuguesa divulgou nota afirmando que o jogador - que defendeu o Barueri em 2009 - rescindiu seu vínculo com a Lusa, nesta sexta-feira. De acordo com o texto, assinado pelo vice-presidente jurídico do clube, Giusepe Fagotti, Renê teria se desculpado e se mostrado arrependido “pela repercussão negativa” causada pela polêmica.

Com a notícia de que Renê reforçaria o Atlético-MG em 2010, o clube paulista enviou ofício à CBF e apresentou um documento datado do dia 16 de dezembro, no qual estaria acertada a transferência do goleiro para o Canindé. A diretoria do Galo, em seguida, anunciou que havia desistido de contar com o atleta.

RICHARLYSON A PEDIDO DO SOBRINHO COM VIZUAL NOVO ESTILO RONALDINHO GÀUCHO


O polêmico novo visual do são-paulino Richarlyson, na verdade, não passou de uma brincadeira entre ele e seu sobrinho Ian, filho do irmão e atacante Alecsandro. Quem explica isso é o empresário do jogador, Júlio Fressato. Neste sábado, em Agudos, no interior de São Paulo, o volante do Tricolor está comandando uma partida beneficente.Segundo Fressato, o meio-campista mudou o cabelo para fazer uma surpresa ao sobrinho, que tinha criticado o antigo visual do jogador. O garoto queria vê-lo de cabelos compridos, no mesmo estilo de Ronaldinho Gaúcho.

- Foi uma brincadeira, nada demais. O sobrinho disse a ele que o cabelo estava feio demais, parecendo o Bozo, e que gostava mais de como era antigamente, parecido com o do Ronaldinho. E para brincar com o Ian, o Richarlyson resolveu colocar cabelos compridos - contou o empresário do volante.

RONALDO VOLTA AO BRASIL NA PRÒXIMA SEMANA E REENICIA OS TREINAMENTOS


Ronaldo retorna ao Brasil na próxima segunda-feira e já começa a sua pré-temporada especial. Orientado pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti, o atacante terá de iniciar os trabalhos visando 2010 antes do restante do elenco. Tudo por conta da lesão na coxa direita sofrida na derrota para o Flamengo, na penúltima rodada do Brasileirão.

Segundo Mazziotti, o camisa 9 já está recuperado do problema muscular, mas como perdeu as últimas semanas de treinamento no Corinthians terá de fazer um reforço para chegar mais bem preparado ao período de trabalho em Itu, no interior de São Paulo. A delegação alvinegra ficará por lá de 6 a 26 de janeiro.

- Na segunda-feira o Ronaldo chega ao Brasil e já inicia um treinamento físico para chegar melhor à pré-temporada do Corinthians. Ele vai trabalhar em piscina, na bicicleta, na esteira... tudo isso no Rio de Janeiro. Ele vai começar de uma forma diferente por causa da lesão na coxa. Há a necessidade de dar mais força para ele – declarou o fisioterapeuta, que nesta semana renovou contrato até dezembro de 2012.

DORIVAL CHEGA ELOGIANDO A ESTRUTURA


Na última sexta-feira, na Vila Belmiro, o técnico Dorival Junior assinou contrato de dois anos com o Santos. Depois, aproveitou a passagem pela Baixada Santista para visitar as instalações do Centro de Treinamento Rei Pelé. E gostou do que viu por lá.

- O Centro de Treinamento está muito bem estruturado. Espero que tenhamos um elenco forte para que possamos, juntamente com esse aparato, formar uma equipe que alcance as conquistas desejadas por todos nós – declarou Dorival ao site oficial.

Para montar esse elenco forte, Dorival Junior aposta em uma mistura de jogadores jovens com experientes. O treinador acredita que essa é a melhora maneira de fazer uma equipe campeã. O técnico pediu à diretoria de seis a sete reforços para 2010.

EX-ZAGUEIRO DO GRÊMIO PINTA NO VERDÂO


Confirmado como novo reforço do Palmeiras para a temporada 2010, o zagueiro Léo, ex-Grêmio, não vê a hora de estrear pelo Verdão. O beque assinará um contrato de cinco anos com o Alviverde do Palestra Itália e vive a expectativa de colaborar com a equipe paulista

- Mesmo com pouca idade, 21 anos e 120 jogos pelo Grêmio, eu aprendi muita coisa, adquirir experiência. Lógico que ainda tem bastante para aprender e acredito que posso passar aquilo que sei. Sempre que precisar tentar ajudar meus companheiros. Vai ser o ideal. Não só dentro de campo, mas também fora, para poder ganhar títulos. Foi assim que sempre busquei trabalhar no Grêmio. Sempre tratando todo mundo bem, tendo amigos e formando um grupo bom e competitivo, e que todos se dêem bem com muita união e objetivos de ganhar títulos – ressalta, através de sua assessoria.

Depois de três anos atuando pela equipe profissional do Grêmio, o defensor de 21 anos mostra toda a sua gratidão com o Tricolor gaúcho:

FLA TENTA MANTER ZÈ-ROBERTO CRUZEIRO ESTÀ NA BRIGA ENQUANTO DIRETÒRIA SONHA COM VAGNER LOVE


O Flamengo enviou ao Schalke 04 a proposta para continuar com Zé Roberto. Os valores são bem abaixo dos que foram ditos anteriormente. Para piorar, o Cruzeiro também está na briga para ter o apoiador.

- O Flamengo já fez sua proposta oficial. Agora só resta aguardar a decisão do Schalke, que também tem sondagens de outros lugares e vai decidir o que é melhor – explicou Rodrigo Fonseca, empresário de Zé Roberto.

Antes do Brasileiro terminar, a diretoria rubro-negra se reuniu com o representante do clube alemão no Brasil, Christin Rapp, e acenou com a possibilidade de pagar, em seis vezes, € 1 milhão (cerca de R$ 2,5 milhões) para adquirir os direitos do jogador. A proposta oficial enviada esta semana, porém, foi bem diferente. A diretoria rubro-negra diz que as principais contratações para 2010 serão as renovações com os jogadores campeões. Mas o sonho de consumo para a Libertadores é mesmo o atacante Vagner Love. Para isso, o Flamengo já vem montando uma estratégia que envolve o futuro patrocinador.

Os dirigentes acreditam que até a próxima terça-feira devem anunciar a parceria. O departamento de marketing do clube negocia com a Ale, a BR (ligada à Petrobrás), a Bozzano e a Batavo. Os valores giram em torno dos R$ 26 milhões anuais. Mas com uma ressalva na negociação: um percentual da quantia será para pagar uma parte (provavelmente os direitos de imagem) dos salários do atacante.

DESTINO DE ALEX TEIXEIRA VAI SER A UCRÂNIA


A diretoria do Vasco vai anunciar neste fim de semana a venda do meia Alex Teixeira para o Shakhtar Donetski, da Ucrânia, por € 6 milhões (cerca de R$ 15,3 milhões). O vice de futebol José Mandarino passou o dia negociando com os europeus os últimos detalhes da ida do atleta para o clube, que já conta com os brasileiros Ilsinho, Jadson, Willian, Fernandinho e Luís Adriano.

De acordo com o dirigente, o negócio só não foi sacramentado nesta sexta-feira por conta da falta de um documento que deve ser enviado pelos ucranianos para ratificar a compra. Segundo Mandarino, a expectativa é que tudo seja resolvido já neste sábado.

BRUNO PAULO REVELAÇÂO DO FLA PODE PARAR NO FLU


Bruno Paulo ainda ficará dando voltas em torno do campo com o uniforme de treino do Flamengo até o dia 28 de fevereiro de 2010. Depois disso, nem ele sabe. Depois de entrar em litígio com o Rubro-Negro, o jogador assinou um pré-contrato com o Corinthians, mas a possibilidade de o técnico Mano Menezes não querer contar com ele neste momento poderá estender a permanência dele no Rio de Janeiro. Mas não na Gávea.

Fluminense e Vasco já sondaram o Corinthians para tomar conhecimento sobre a condição da revelação. De acordo com o empresário de Bruno Paulo, Pedro Pereira, a tendência é que ele realmente defenda um clube carioca em 2010.

- Estamos aguardando uma definição do Corinthians, saber o que o Mano vai querer. Senão, é provável que fique no Rio. Dois clubes cariocas já fizeram sondagens com o Corinthians. Pelas contratações, pela vontade de ter jogadores experientes na Libertadores, acho que tem grande chance de ele ficar no Rio. Se ele sentir que ele vai ser mais um lá (Corinthians), não vai - disse o empresário.

JOBSON LEVA GANCHO PEZADO


A situação de Jobson será definida apenas nos primeiros meses de 2010, ou até mesmo durante o próximo ano, mas desde já o futuro do atacante pode ser considerado uma incógnita. Aos 21 anos, ele pode ser banido do esporte, mas ao mesmo tempo pode pegar um gancho mais "leve": até quatro anos de suspensão. Depois do resultado positivo da contraprova do exame antidoping realizado após a vitória por 2 a 0 do Botafogo sobre o Coritiba, no dia 8 de novembro, a coleta feita ao fim do jogo contra o Palmeiras, em 6 de dezembro, também apontou traços de cocaína na urina do jogador. O segundo teste para ratificar ou não mais um caso de doping não será feito, uma vez que a CBF não fez a solicitação, e com isso pode ser encerrada prematuramente uma carreira que despontava promissora.

As leis mundiais antidoping preveem que um atleta seja banido do esporte se for condenado por duas vezes por uso de substância proibida. No entanto, existe a possibilidade de a pena ser somente agravada, e assim Jobson poderia pegar uma suspensão de até quatro anos. Esta será linha de defesa traçada para o jogador, ou seja, que os dois casos sejam transformados em apenas um, acabando com o risco de reincidência. Mas no entender do procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmitt, os exames contra o Coritiba e o Palmeiras devem ser encarados como situações diferentes.
 
BlogBlogs.Com.Br