sábado, 19 de dezembro de 2009

DE VIRADA BARÇELONA BATE ESTUDEANTES E CAMPEÂO MUNDIAL DE CLUBES


O Barcelona conquistou o primeiro título mundial de sua história neste sábado. A equipe comandada por Pep Gardiola suou bastante, mas derrotou o Estudiantes, campeão da Taça Libertadores da América, na prorrogação, por 2 a 1. O herói do título foi o atacante argentino Lionel Messi, autor do gol decisivo no tempo extra.

Dessa forma, o Barcelona encerra um ano perfeito, com seis conquistas. A equipe levantou o troféu do Campeonato Espanhol, da Copa do Rei, da Supercopa da Espanha, da Champions League, da Supercopa da Europa e, agora, do Mundial de ClubesO time espanhol já havia disputado duas finais de mundiais, sendo superado, curiosamente, por duas equipes brasileiras. Em 1992, o Barça caiu diante do São Paulo, por 2 a 1. Já em 2006, o Internacional foi o algoz dos espanhóis com um triunfo por 1 a 0.

O Estudiantes, por sua vez, perdeu a sua terceira final de Mundial consecutiva. Em 1968, o time argentino foi campeão do mundo após derrotar na decisão o Manchester United. No ano seguinte, revés para o Milan. Em 1970, nova derrota, desta vez para o Feyenoord, da Holanda. Neste sábado, o Estudiantes não conseguiu repetir o feito de 1968.

Ao contrário do que fez o Internacional na última derrota do Barcelona em Mundiais, o Estudiantes não esperou os favoritos espanhóis na defesa e jogou de igual para igual com o adversário. Depois de um início de jogo com poucas chances de gol para ambos os lados, a coragem argentina foi recompensada aos 36 minutos do primeirto tempo, com Boselli, de cabeça, após cruzamento da esquerda de Diaz.

Na etapa final, o time de La Plata não resistiu e se fechou na defesa. E, desta vez, os argentinos foram punidos pela falta de coragem. O jovem atacante Pedro marcou o gol de empate de cabeça, encobrindo o goleiro, com 43 minutos de segundo tempo, e levou a partida para a prorrogação.

No tempo complementar, um apagado Messi provou ter estrela ao fazer, de peito, o gol do título inédito aos 5 minutos do segundo tempo. O lance saiu de um belo cruzamento do brasileiro Daniel Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br